Alta Performance Humanizada

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  • 11/05/2017

 

A alta performance em uma empresa ocorre quando ela gera excelentes resultados, financeiros e não financeiros, de forma equilibrada, perene, para si e para todos os seus stakeholders. Isso é fruto da atuação de seus colaboradores, sendo que, para estes, alta performance significa desempenhar a função da melhor forma possível, obtendo consequentemente melhores resultados. Envolve muitas competências de conhecimento, habilidade e atitude (CHA). Ela ocorre quando utilizamos mais do nosso potencial, além do “padrão”. Isso exige que cada um assuma total responsabilidade, saiba quais são e queira realmente desenvolver e usar as suas competências (o que implica na gestão delas), estando consciente do que o impede de escolher e utilizar este potencial. Assim, a alta performance exige, além de engajamento, entendimento e foco na realidade (consciência e atenção), bem como inovação.

Como na organização os resultados também dependem da atuação dos outros, liderança, trabalho em equipe, envolvimento de todos, relacionamento, ética e sustentabilidade são fundamentais. Uma equipe de alta performance é aquela que demonstra objetivos comuns, elevada competência e destacado grau de comprometimento. São pessoas alinhadas e unidas, mas que ao mesmo tempo são espontâneas, com diversidade e complementariedade de competências e visões.

Já que toda empresa quer bons resultados e alta performance, ela deve fazer uma adequada gestão das competências de suas pessoas. O modelo de gestão Invok de Alta Performance Humanizada centra a sua lógica na capacidade do ser humano de reconhecer o que é real e importante (não dando atenção para as fantasias e invenções mentais, basicamente negativas, e que geram conflitos e perdas de curto e longo prazo) e, a partir desta realidade, escolher de forma consciente o que é melhor para a empresa, para as pessoas da empresa, para si mesmo e para o mundo todo.

Esta forma humana e verdadeira de ver, escolher e agir permite o surgimento de propósito, autoconfiança e confiança, bases para os relacionamentos e tomadas de decisão, com diretos impactos na liderança, no trabalho em equipe, no engajamento e, portanto, nos resultados e na performance. Assim, o modelo de gestão Invok de Alta Performance Humanizada influencia a gestão de competências por meio do ensino e uso prático de Mindfulness, Ética, Autoconhecimento e Relacionamento. Mindfulness, por exemplo, é uma metacompetência, pois ajuda no desenvolvimento de qualquer outra competência necessária para a pessoa e organização.

Esse resgate do melhor do ser humano nunca foi tão importante, já que vivemos, local e globalmente, uma crise de confiança nas empresas, nos políticos, nas instituições, nos países e em nós mesmos. A Alta Performance Humanizada reafirma um antigo aprendizado nos negócios, ou seja, que uma pessoa (um bom empreendedor ou líder, que pode ser eu ou você) faz toda a diferença. E capacitá-lo adequadamente, “relembrando-o” do seu melhor, faz toda a diferença positiva que tanto queremos e buscamos, para nós e para todos.

 

 

 

 

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