Tríade da Alta Performance = Competência + Propósito + Saúde

  • Autor: Eduardo Farah
  • 23/07/2016

 

Fruto de 25 anos de trabalhos em diferentes áreas e temas, observando o que impacta na performance das pessoas dentro e fora das empresas, chegamos em 3 elementos centrais (pilares) que devem ser focados, buscados e trabalhados para se atingir a alta performance, que são: 

1. Competência; 

2. Propósito;  

3. Saúde.


O primeiro pilar é a competência. Competência é saber sobre algo, tendo conhecimento, é saber fazer algo, tendo habilidade, e é saber agir adequadamente, tendo atitude positiva. Isso envolve técnica, gestão e inteligência emocional. Ser competente é fundamental, pois envolve capacidade e potência, mas não é suficiente para termos alta performance (mesmo isso tendo sido ensinado a quase todos dentro de suas respectivas profissões e nas empresas).

O segundo pilar da Alta Performance é a clareza e firmeza de propósito (quem sou eu e o que vim fazer?), bem como agir de acordo com este propósito, o que exige: 1) compreensão do que cada coisa é e o que significa para você; 2) harmonia e ética nos relacionamentos, e; 3) desenvolvimento da atenção plena, do foco, da equanimidade e da paz mental. E é impossível preencher estes 3 itens, bem como ter firmeza de propósito, sem autoconhecimento, ética e Mindfulness.

O último pilar, e que permite que vivamos plenamente a nossa vida, já que habitamos um corpo, é a saúde. Isso parece óbvio, mas as atitudes da grande maioria das pessoas mostram uma falta de equilíbrio, atenção e coerência com a saúde, pois ela só é possível com: 1) cuidados objetivos consigo mesmo, como horas de sono, respiração, relaxamento, acompanhamento médico, entre vários outros; 2) uma alimentação saudável e equilibrada, conforme o que corpo pede (e não a língua ou a mente), sem excessos; e 3) cultivo de bons hábitos, desde escovar os dentes e fazer exercício até estar próximo a pessoas queridas.

Objetivamente é preciso compreender o que estes 3 grandes itens (competência, propósito e saúde) exigem de cada um de nós em termos de ações e escolhas, e dedicar tempo para isso. O primeiro passo é fazermos uma auto investigação sincera de como estamos com cada um dos pontos acima, ou seja, o que já temos e o que nos falta em relação à competência, ao propósito e à saúde.

Se você e/ou seu grupo precisarem de ajuda, conte com a ajuda e a metodologia da Invok para trilhar este caminho da Alta Performance!


 

 

 

 

ENGLISH   |   ESPAÑOL   |   PORTUGUÊS